quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Como hidratar os cabelos em casa?

Tá aí uma dúvida! Apesar de parecer simples alguns truques podem ajudar e muito nesta tarefa...

Lavar:

Lave o cabelo duas vezes:
Na primeira lavagem, utilize um shampoo anti-resíduos para começar, pois ele vai retirar qualquer resíduo de produto, poluição ou oleosidade que geralmente não sai com um shampoo comum. Se o cabelo é oleoso utilize o anti-resíduos uma vez por semana. Se é normal utilize a cada 15 dias.
 Agora, se o cabelo for ressecado, danificado ou tingido utilize apenas uma vez ao mês, pois esse shampoo resseca levemente o cabelo e se usado em cabelos com essas características muitas vezes pode ressecar ainda mais, e nos casos dos cabelos tingidos, pode desbotar a cor.
Quem não puder usar o shampoo anti-resíduos, utilize um shampoo transparente, pois ele costuma limpar o cabelo melhor que os outros e não resseca os fios.
Na segunda lavagem utilize um shampoo hidratante específico para o seu tipo de cabelo (normais, oleosos, danificados, tingidos, enrolados, ressecados, etc).

Segredinho: usar pouco shampoo, assim como fazem no salão e se puder diluir em água! E enxaguar MUITO!


Hidratar:

Escolha o creme de hidratação (ou máscara) de acordo com o eu tipo de cabelo. Pegue uma pequena quantidade do creme e passe no cabelo em mechas pequenas, massageando bem como se estivesse escalando uma corda. Comece pela ponta e vá subindo até o comprimento sem atingir a raiz. Esse passo demora um pouco, principalmente em quem tem muito cabelo, mas é aqui que o creme de hidratação conseguirá penetrar até as partes mais profundas dos fios do cabelo.
Aguarde o tempo de pausa indicado na embalagem do produto que você está usando. Você pode utilizar uma touca plástica ou de alumínio, mas NUNCA use touca térmica!

Depois do tempo de pausa, enxágue bem novamente. Cremes de hidratação com enxágue foram feitos para serem retirados totalmente dos fios e por isso é preciso enxaguar até que todo o produto tenha sido removido.

Segredinhos:

Não utilize condicionador antes da hidratação porque as cutículas do fio precisam estar abertas para o produto agir corretamente, e a função do condicionador é justamente fechá-las, então ele vai atrapalhar a ação da máscara. E o excesso de produtos hidratantes poderão deixar o cabelo pesado!

Evite aplicar a máscara nos cabelos molhados, antes da aplicação seque os cabelos na toalha (sem esfregar), apertando suavemente os fios para tirar o excesso de água, depois desembarace-os com um pente largo e só então aplique a máscara.

Evite colocar as mãos no pote para retirar/aplicar o produto, de preferência use um pincel de tintura bem limpo. Se você não tem, use uma colherzinha para retirar o produto do pote e o aplique com as mãos bem limpas.Isso evita que o produto seja contaminado por bactérias ou altere seu pH.

Então, escolha sua máscara e mãos a obra!!!

Nenhum comentário: